sábado, 14 de agosto de 2010

Tire suas dúvidas sobre piolhos no novo telefone da Fiocruz

Com a volta às aulas, o Instituto Oswaldo Cruz informa que o número do Disque-piolho, um serviço gratuito à população, mudou para (21) 2562-1578. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O serviço orienta pais e professores sobre as melhores estratégias para combater o problema.

Tire algumas dúvidas sobre o assunto:

A infestação por piolhos está relacionada à falta de higiene?

Esta é uma visão completamente errada. O piolho não está associado à baixa renda ou falta de higiene. Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. Qualquer pessoa, independentemente da etnia ou da renda familiar, pode ser infestada.

É verdade que, ao contrário do que todos imaginam, o piolho não pula e nem voa? Como ele é transmitido?

Apesar de ser um inseto (artrópode), ele não tem asas e nem pernas adaptadas para o salto. A pulga pula, o mosquito voa – o piolho não voa e nem pula. Ele pode ser carregado pelo vento, porque é leve. Além disso, passa de uma cabeça para outra pelo contato direto. Isso explica a alta incidência e a prevalência em crianças em idade escolar, já que brincam juntos e compartilham os mesmos objetos, como escovas. Por isso a preocupação aumenta com a volta às aulas.

A coceira intensa é causada pela picada ou por outro motivo?

Os insetos têm artifícios para que o hospedeiro não perceba que está sendo parasitado. Com o piolho não é diferente. Na saliva dele existe uma substância que funciona como anestésico e outra que tem propriedades anticoagulantes. O anestésico não deixa que a pessoa sinta que está sendo picada e o anticoagulante não permite que o sangue coagule no abdômen do inseto. Como estas enzimas são estranhas ao organismo, quando ele acaba de fazer a hematofagia, que é a alimentação com sangue, acontece uma reação imunológica que causa a coceira. A coceira intensa pode causar feridas, que acabam funcionando como uma porta de entrada para infecções oportunistas, principalmente bacterianas.

Qual a eficácia de medicamentos como loções e xampus?

O método mais eficaz é passar o pente fino diariamente, como se escova os dentes, principalmente no caso de crianças em idade escolar devido ao contato contínuo com outras crianças infestadas. Uma boa saída é ensinar a criança a usar o pente fino durante o banho, porque neste momento o piolho é eliminado junto com a água corrente.

Antigamente, o uso de inseticidas era prática comum. Isso ainda acontece?

Infelizmente, o uso de inseticidas ainda está em vigor. Os inseticidas são venenos e não têm efeito sobre as lêndeas. Se houver uma lesão no couro cabeludo, por uma ferida causada porque a criança coça frequente e intensamente a cabeça, além de ser a porta para infecções oportunistas, essa ferida pode significar a entrada de substância tóxica na circulação se o inseticida for aplicado. Estes produtos também não são recomendados para uso animal.

Qual é a eficácia dos medicamentos sobre as lêndeas?

No processo evolutivo deste parasito, a fêmea desenvolveu uma substância que adere seu ovo ao fio de cabelo. Ou seja: ainda que o medicamento seja usado, ele não tem efeito sobre a lêndea. Caso exista um piolho em desenvolvimento, este vai eclodir em um espaço de uma semana. Por isso, é comum ouvir dos pais que o remédio não fez efeito.

Existe lêndea morta?

Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é um mito. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo. Para complementar, é importante dizer que uma fêmea pode viver entre 30 a 45 dias e durante o seu período de vida faz uma postura de cerca de dez ovos por dia.

Muitas pessoas acreditam que a tintura de cabelo funciona como repelente para os piolhos e que, no caso de já existir uma infestação, pode eliminá-los. Isto é correto?

É claro que na tintura existem componentes tóxicos que podem realmente matar os piolhos. Mas, novamente, não têm efeito sobre a lêndea. Como prevenção, estes produtos têm um odor muito forte, por isso podem ter efeito repelente. Por estes mesmos motivos, não devem ser usados em crianças.

Com funciona o atendimento no Disque-Piolho?

As pessoas ligam e recebem orientação em uma linguagem simples. O que é o piolho, que doenças ele pode transmitir e como tratar. Não prescrevemos nenhum tipo de medicamento. Sinalizamos para a população que, se realmente houver um caso de infestação, é preciso recorrer ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário